sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Cratera de meteoro – Arizona - EUA

A Cratera do Meteoro foi criada pelo impacto de um meteorito e está localizada no deserto do Arizona a aproximadamente 69 km a leste de Flagstaff, perto de Winslow, Estados Unidos.


A Cratera do Meteoro fica a uma altitude de cerca de 1.740 m acima do nível do mar. Tem cerca de 1.200 m, de diâmetro, cerca de 170 m de profundidade e está rodeado por uma borda que se eleva 45 m acima das planícies que o circundam.


Hoje chamado de Meteor Crater, o lugar era conhecido anteriormente como Diablo Canyon Crater, e fragmentos do meteorito são chamados de Canyon Diablo Meteorito.


A cratera está situada numa propriedade privada de propriedade da família Barringer, que proclama para ser a primeira comprovada e melhor preservada cratera de meteorito da Terra.


Estima-se que a cratera foi criada cerca de 50.000 anos atrás durante a época do Pleistoceno, quando o clima local no Planalto do Colorado era muito mais frio e úmido.


O objeto que escavou a cratera era um níquel - ferro meteorito com cerca de 50 metros de diâmetro, que impactou a planície, a uma velocidade de vários quilômetros por segundo e a energia de impacto foi estimado em cerca de 10 megatons .


Cratera de meteoro é hoje uma popular atração turística privada de propriedade da família Barringer, com uma taxa de admissão cobrado para ver a cratera. O Meteor Crater Centro de Visitantes exibe também amostras de meteoritos encontrados na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário