terça-feira, 22 de outubro de 2013

O que existiu antes do Big Bang?

É bastante difícil imaginar um tempo, cerca de 13,7 bilhões de anos, quando todo o universo existia como uma singularidade – um ponto infinitamente quente e denso. De acordo com a teoria do Big Bang, a principal tese que explica como o universo veio a existir, toda a matéria do cosmo estava compactada nesse ponto, que era menor do que uma partícula subatômica.


Uma vez que você pensa sobre isso, uma questão ainda mais difícil inevitavelmente surge: O que existia antes do Big Bang?
A questão em si já foi discutida séculos antes da cosmologia moderna existir. No século IV, o teólogo Santo Agostinho lutou com a natureza de Deus antes da criação do universo. Sua resposta? O tempo era parte da criação de Deus, e simplesmente não havia um “antes”.
Armado com todo o conhecimento que ele mesmo ajudou a criar, Albert Einstein, no século passado, chegou a conclusões muito parecidas com a sua teoria da relatividade. Basta considerar o efeito da massa no tempo. Um planeta muito massivo entorta o tempo – fazendo o tempo correr um pouco mais lento para um ser humano na superfície da Terra do que para um satélite em órbita. A diferença é muito pequena para perceber, mas o tempo ainda corre mais lentamente para alguém de pé ao lado de uma grande pedra do que para uma pessoa sozinha em um campo. A singularidade do Big Bang estava apoderada de toda a massa do universo, isto é, o tempo simplesmente não existia.
Seguindo essa linha de lógica, o título deste artigo é fundamentalmente falho. De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, o tempo só veio a existir conforme a singularidade primordial se expandiu ao seu tamanho e formato atual. Logo, nada havia antes do Big Bang porque simplesmente não havia tempo para criar algo.
Caso encerrado? Longe disso. Este é um dilema cosmológico que vai perdurar por muito tempo. Nas décadas seguintes à morte de Einstein, o advento da física quântica e uma série de novas teorias ressuscitaram perguntas sobre o universo antes do Big Bang.
E diversas outras teses também já foram levantadas. Nosso universo talvez um dia vai parar de se expandir e irá se contrair até toda a matéria estar novamente compactada, formando um eterno ciclo de Big Bangs. E outros físicos ainda defendem a idéia do Multiverso, onde nosso universo surgiu da interação entre dois outros universos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário